Acupuntura, estresse e ansiedade

Acupuntura contra estresse e ansiedade 


As técnicas terapêuticas tradicionais da acupuntura e auriculoterapia são eficazes para complementar os tratamentos que visam à redução do estresse e da ansiedade.

No ritmo de vida atual, é muito comum correr para o trabalho, comer rápido, desdobrar-se para dar conta dos prazos, da família e dos compromissos. Esta rotina agitada, ou alguma situação que exige maior adaptação e um gasto de energia muito grande contribuem para gerar o estresse.

estresse em pequenas dosagens possui o lado positivo de levar à ação e potencializar a capacidade para enfrentar um problema. Mas em excesso, ele prejudica a memória, derruba a produtividade e esgota a energia. 

ansiedade pode ser uma resposta saudável que evita situações inconvenientes ou de perigo, todavia, a ansiedade pode evoluir gerando insônia, exaustão, aumento de frequência respiratória, falta de ar, palpitações, tensão, dores ou tremores musculares. A ansiedade pode se agravar com fatores psico-emocionais como medo, medo das perdas, preocupação, irritabilidade, raiva e incerteza. 

Na concepção da terapia tradicional chinesa, o estresse e a ansiedade estão associados com fatores de estilo de vida, trabalho excessivo, pressões do dia-a-dia, falta de atividade física e/ou distúrbios psico-emocionais que causam desarmonias no organismo. 

Todos os conceitos da terapia tradicional chinesa (diagnóstico e tratamento) são diferentes do pensamento científico Ocidental. 

Segundo os ensinamentos chineses, estresse ansiedade estão relacionados com as desarmonias nos sistemas dos Canais de Energia Xin  (Coração), Gan (Fígado) e, às vezes, Shen (Rim), bem como as Síndromes deExcesso de Qi, Deficiência de Qi  ou Estagnação de Qi 

O tratamento terapêutico visa restaurar o equilíbrio energético de Qi  (Energia Vital) para tratar a Síndromepor meio de técnicas tradicionais como acupuntura, moxabustão, ventosaterapia, auriculoterapia e/ou Qigong (exercícios terapêuticos orientais)

É possível utilizar medicamento ou outra terapia com acupuntura?
Sob o ponto de vista da medicina tradicional chinesa, nada impede a associação de medicamentos alopáticos, homeopáticos ou de outras terapias com a acupuntura. 



Auriculoterapia contra estresse e ansiedade

A acupuntura auricular (auriculoterapia) constitui uma técnica terapêutica chinesa e uma especialidade da acupuntura. Ela utiliza especificamente o pavilhão auricular (orelha) para obter efeitos terapêuticos. 


Etapas do tratamento de auriculoterapia

1) Diagnóstico auricular com aparelho elétrico específico, palpação e observação das orelhas
2) Higienização da orelha com álcool
3) Massagem auricular 
4) Colocação de sementes (de mostarda) ou micro-agulhas intradérmicas nos pontos auriculares




_____________________________________________________


Maiores informações, acesse: