Acupuntura e dor no pescoço

Acupuntura para torcicolo e cervicalgia


torcicolo não é uma doença, mas uma contração muscular e involuntária caracterizada por uma dor passageira na região cervical e pela incapacidade, total ou parcial, de movimentar o pescoço,  em que os sintomas desaparecem sozinhos por volta de uma semana. As principais causas do torcicolo são má postura ao dormir, no trabalho e estresse.

cervicalgia é uma dor que persiste por mais de uma semana e aumenta progressivamente. cervicalgia quase sempre está relacionada com movimentos bruscos do pescoço, longa permanência em posição forçada, esforço, trauma, excesso de sobrecarga dos membros superiores ou fatores posturais. 

Todos os conceitos e princípios da terapia tradicional chinesa sobre "doenças" (diagnóstico e tratamento) são diferentes do pensamento científico e médico Ocidental. 

O tratamento terapêutico da acupuntura tradicional chinesa visa restaurar o equilíbrio energético de Qi  ("Força ou Energia Vital") para tratar a Síndromepor meio de técnicas tradicionais como acupuntura, moxabustão, ventosaterapia, auriculoterapia e/ou  Qigong (exercícios terapêuticos orientais). 


Auriculoterapia para torcicolo e cervicalgia


A acupuntura auricular (auriculoterapia) constitui uma técnica terapêutica chinesa e uma especialidade da acupuntura. Ela utiliza especificamente o pavilhão auricular (orelha) para obter efeitos terapêuticos. 


Etapas do tratamento de auriculoterapia

1) Diagnóstico auricular com aparelho elétrico específico, palpação e observação das orelhas
2) Diagnóstico conforme o método tradicional para o tratamento de acupuntura
3) Higienização da orelha com álcool
4) Massagem auricular 
5) Colocação de sementes (de mostarda) ou micro-agulhas intradérmicas nos pontos auriculares 
a
_____________________________________________________


Maiores informações, acesse: